terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Por que as pessoas nascem deficientes?

O tempo que o deficiente permanece encarnado varia de acordo com suas necessidades, para reajustamento do perispírito. Uns, 3 anos, outros 10 anos, outros 20, outros 40 anos e outros desencarnam e voltam outra vez deficientes, tamanho é o desequilíbrio acumulado. O perispírito recebe todos os resultados de nossas ações, resultados esses que ficam em forma de reflexos nele impregnados. E, se bons, nos ajudam a evoluir e ter vida e corpos saudáveis, mas se ruins, nos causam sérios problemas, sofrimentos e prejudicam nossos corpos nos futuros renascimentos. Resultado do que nós mesmos nos causamos. (Cap. V. O Evangelho Segundo o Espiritismo ("as vicissitudes da vida têm uma causa e uma vez que Deus é justo, essa causa deve ser justa também").
Alguns motivos que resultaram em corpos deficientes:
1) Espírito, por consciência pesada, remorso destrutivo, por muitos erros cometidos, lesou seu perispírito e seu corpo nasceu deficiente mental e físico, para reajuste.
2) Espírito suicida, não encontrando desculpas por ter destruído seu corpo saudável, através das drogas, não quis se perdoar. Os mentores entenderam que só melhoraria na matéria, seu estado era de grande perturbação. Nasceu deficiente mental.
3) Os que se enforcaram carreiam consigo os dolorosos distúrbios do sistema nervoso, como sejam as neoplasias diversas e a paralisia cerebral infantil; os que estilhaçaram o crânio experimentam desarmonias da mesma espécie, notadamente as que se relacionam com o cretinismo. (Livro: Religião dos Espíritos, Emmanuel).
4) Espírito extremamente viciado em drogas, continuou assim no mundo espiritual e renasceu em corpo deficiente pelo estado em que se encontrava seu perispírito deformado.
5) Intelectuais e artistas que usaram sagrados recursos do espírito na perversão dos sentimentos humanos, rogam aparelhos cerebrais com inibições graves e dolorosas para que, nas reflexões de temporário ostracismo, possam desenvolver as esquecidas qualidades do coração (Livro: Ação e Reação, A.Luiz, cap.19).
6) Espírito de grande maldade teve perseguição implacável no umbral e as pressões o transformaram em ovóide (perdeu a forma perispiritual). Nasceu deficiente mental.
7) Espírito suicidou esmagando seu crânio. Não conseguiu recuperar-se no mundo espiritual, renasceu em corpo deficiente, doente mental.
8) Espírito que não precisava de prova alguma, pediu para nascer e com seu sofrimento encaminhar seus pais para Deus e espiritualizarem-se. Ficou deficiente e os pais por se dedicarem muito a ele passaram a ter o hábito da oração, encontraram a fé verdadeira e espiritualizaram-se, através dos caminhos do amor ao filho necessitado.
9) Espírito avarento, muito apegado ao dinheiro. Egoísta ao extremo, não queria saber do próximo. Fechou-se em si mesmo e nasceu autista.
10) Espírito teve corpo saudável, pais honestos, vida confortável, mas não deu valor a nada disso e porque não teve um gosto seu realizado, suicidou-se. Sofreu muito, não se conformava em ter perdido uma oportunidade de vida na terra que poderia ter sido tão boa para o seu espírito e queria se regenerar, limpar sua consciência e pediu para nasceu deficiente e aprender a valorizar a vida. Foi permitido, seus pais tinham sífilis e nasceu com o cérebro e o corpo lesados. Foi um deficiente físico e mental.
Se ainda considerarmos que a deficiência não é necessariamente um resgate, uma expiação, mas pode ser também uma prova solicitada pelo espírito desejoso de exemplificar a fé e a perseverança, motivos ainda maiores teremos para aceitá-lo entre nós, conviver com essa diversidade que, graças a Deus, é transitória.
Reencarnação:- "Somos livres para praticar boas ou más ações e as consequências dessas ações voltam para nós. Quando imprudentemente agirmos errado, não há reparação sem fim, a reação pode ser de sofrimento, mas é passageira, dura de acordo com a necessidade de cada um. Deus nos dá oportunidade de reparar nossos erros, de aprender com o sofrimento para progredirmos". Essa reparação, ocorre na reencarnação, tão bem explicada na questão 171 de "O Livro dos Espíritos".
(Jairo Capasso)
--------------
Visão Espírita Sobre Deficiência Mental
O portador de deficiência mental é alguém vivendo sob os imperativos da lei Divina ou natural.
O Espírito ao passar pelo processo de reencarnação, vai gravando, energeticamente, o registro de seus atos, sejam estes aquisições morais ou infrações cometidas.
Sendo a reencarnação o processo pelo qual o Espírito se aperfeiçoa, é necessário, em determinados pontos da vida, reparar os delitos cometidos no passado, que se expressam sob a forma de forças espirituais defeituosas, se refletirem no corpo físico. A causa da deficiência mental está, portanto, diretamente ligada ao Espírito, que tenta, através de uma vida física limitada que podemos chamar de "dor corretiva", reequilibrar as próprias energias, buscando a harmonia que lhe falta.
Vamos encontrar no Livro dos Espíritos, questões 371 à 374, respostas dos espíritos à Kardec sobre Idiotia, hoje Deficiência Mental:
Questão 371: A opinião de que os cretinos e idiotas teriam alma de natureza inferior tem fundamento?
Resposta: Não. Eles têm uma alma humana, frequentemente mais inteligente do que pensais, e que sofre com a insuficiência dos meios de que dispõe para se comunicar.
Na questão 373, os Espíritos dizem: Abuso da Inteligência.
No livro "Recordações da Mediunidade" ditado pelo espírito do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes à médium Ivone Pereira, o ilustre médico nos mostra que muitos casos de retardamento mental e problemas epilépticos profundos são ocasionados pelo suicídio em encarnação anterior, não como castigo, mas pelo traumatismo violento lesando o perispírito (invólucro do espírito), inclusive esses males são também ocasionados pelo remorso do mal que causamos em vidas anteriores.
André Luiz, no livro "Evolução em Dois Mundos", capítulo intitulado "Predisposições Mórbidas", nos mostra as consequências do remorso que gera anomalias muito grandes no corpo físico e explica: "A recordação dessa ou daquela falta grave que fica calcada no espírito sem que tenha tido oportunidade de desabafo ou corrigenda, cria na mente um estado anormal que classificamos de "zona de remorso", provocando distonias diversas de uma encarnação para outra."
Dr. Jorge Andrea (médico psiquiatra), no livro "Psicologia Espírita I", aborda a temática do deficiente mental no capítulo "Dinâmica Espiritual do Excepcional", mostrando participação do espírito na formação do seu próprio corpo, e diz: "Os genes cromossomiais responsáveis pelos fatores da herança teriam em seu íntimo as influências das vértices do psiquismo profundo a comandar, orientar e ditar normas no mecanismo da vida".
Vemos então a influência enorme da consciência do reencarnante modelando seu próprio corpo, influenciando nos genes da hereditariedade. Outro ponto importante é quando Dr. Jorge Andréa diz: "O espírito reencarnante com suas deficiências, buscando a futura mãe, sintoniza, afiniza-se mais facilmente com as células sexuais que carregam deficiências e desajustes com suas estruturas íntimas; isto é um aproveitamento da lei de Deus para que o espírito não escape ao seu destino doloroso, mas necessário".
Deficiência mental não pode ser traduzida como um acaso biológico. Em "Evolução em Dois Mundos", capítulo sete, diz-nos André Luiz: "No ser em formação toda permuta entre os cromossomos é presidida por agentes magnéticos ordinários (lei de hereditariedade) ou extraordinários (pela intenção dos Organizadores Espirituais do Progresso). Em razão disso e atendendo-se aos objetivos finalistas do Universo, não será possível esquecer o plano Divino, quando se trata de qualquer intenção mais profunda da Genética, ainda que isso contrarie aos cultores da ciência materialista".
O acompanhamento fraterno e o apoio moral das pessoas que convivem com o deficiente mental, é fator muito importante no seu reajustamento.
Fonte: http://www.cvdee.org.br/duv_resptexto.asp?cat=27&id=051
https://www.youtube.com/watch?v=daBCWU2zh-s